Em uma demonstração de que valoriza as ações da administração na Gleba, os moradores da Águas Claras prestigiaram em peso a abertura da V Etapa da Formação Continuada da Educação do Campo. Talento e criatividade não faltaram nas apresentações culturais, preparada pelos próprios moradores.
Um grupo composto por violeiros, sanfonista e pandeiro, embalou o público ao final da cerimônia. O som foi comandado pelo sanfoneiro João Evangelista, o Maritaco. Morador da gleba há muitos anos e integrante do Conselho da Escola, Maritaco agradeceu a Administração pela energia que chegou a todas as casas, e que tem dado nova vida aos moradores.
A aluna Lusângela Borges, da 9ª Série da Escola Vítor Quintiliano, também emocionou a todos os presentes com sua poesia. A menina, que no dia anterior havia declamado durante a inauguração da Escola, um poema que contava toda a história da Gleba, na noite do Seminário, falou da importância do investimento que tem sido feito na Educação do campo, principalmente a oportunidade de aplicação do método da alternância, que passa a ser usado na escola a partir deste ano.
A seguir, a poesia na íntegra:
POESIA EM HOMENAGEM AOS NOVOS TEMPOS VIVIDOS PELA ESCOLA VITOR QUINTILIANO, NA GLEBA ÁGUAS CLARAS
Tempo de formar princípios
No imenso horizonte
O sol começa a raiar
E sem dúvida é que o dia
Está pronto a começar
Não é simplesmente um dia
Mas um tempo que está começando
Tempo de formar princípios
De pensar o que ainda não pensamos
Tempo de Olhar para o planeta e ver o erro que praticamos